ARAÇARI DO BICO PINTALGADO

Nome Popular: Araçari-do-bico-pintalgado Família: Ramphastidae Nome Científico: Selenidera maculirostris maculirostris

Habitat: Esta ave ocorre desde a Bahia, passando por Minas Gerais e descendo até o Rio Grande do Sul.

Hábitos Alimentares: É ave de matas virgens e gosta de frutos silvestres, brotos e insetos de toda espécie. Afirma -se, ainda. que come filhotes de outras aves.

Reprodução: De hábito arborícola, costuma fazer seu ninho sempre no oco das árvores ou de um toco. Ali a fêmea deposita de dois a quatro ovos, de onde depois de mais ou menos cinquenta dias, nascem  os araçarizinhos.

Particularidades: Quando o araçari canta, o som que ele emite é muito engraçado.. Algo como kulik-kulik-kulik e dá seus concertos florestais sempre pela madrugada ou a tarde. Aliás, gente que frequenta ou mora na mata, costuma dizer que quando os araçaris estão batendo o bico e promovendo aquela algazarra toda, é sinal de que o tempo vai virar. Fazem parte portanto do instituto de meteorologia da natureza.



ARAPONGA

Nome popular: Araponga, ferreiro Família: Contigidae

Nome Científico: Procnias Nudicollis

Habitat: De um modo geral, habita em floresta virgens do sudeste da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Hábitos Alimentares: O prato predileto da araponga são frutas e para variar o cardápio um inseto ou larva.

Reprodução: A Araponga bota dois ovos cor de ferrugem no ninho feito na forquilha dos galhos e em dezoito dias, os filhotinhos já estão nascidos, bem cuidados pela mãe. Cuidado ela alimenta os filhinhos com insetos e frutinhas.

Particularidades: Não é a toa que chamam a araponga de ferreiro. O canto estridente que ela emite, é com alguém estivesse batendo numa bigorna, isto é, uma peça de ferro pesada onde os ferreiros amoldam os metais.  Há até uma lenda entre os índios, onde a araponga venceu a onça num duelo de vozes. O rugido da onça espantou todo o mundo da selva. Mas a bigorna da araponga a assustou e fez a própria onça cair da árvore. 


 

BEIJA FLOR DOURADO

Nome Popular: Beija-flor-dourado

Família: Trochilidae

Nome Científico: Hylocharis Chrysura chrusura

Habitat: Este beija flor é encontrado de Minas Gerais e São Paulo ao Rio Grande do Sul.

Hábitos Alimentares: Come alguns insetos nas folhas e flores; senão de que ele gosta mesmo é néctar, um líquido açucarado que as plantas produzem em várias de suas partes.

Reprodução: A fêmea bota sempre dois ovos branquinhos, dos quais nascem, depois de mais ou meno quatorze dias, os mini filhotinhos.

Particularidades: Nenhuma ave pode ser considerada menor. mais graciosa, mais dinâmica e mais encantadora do que o beija - flor. Conhecida também pelos nomes de cuitelo e colibri, tem nomes maios curiosos como pica - flor, raio de sol e chupa flor. Rápido no vôo, como se fora uma flecha, sua característica ainda marcante, são os reflexos brilhantes de sua plumagem, sendo que o macho quase sempre supera a fêmea em seus desenhos e cores.

BUGIO 

Nome Popular: Bugio, guariba, barbado. 

Família: Cebidae

Nome Científico: Alouatta fusca

Habitat: Habita as planícies do Brasil-Oriental desde a Bahia ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia acham-se pouquíssimos deles na maioria de sua área zoo geográfica.

Hábitos Alimentares: Os petiscos e guloseimas preferidos do Bugio são os brotos, as folhas tenras e os frutos que existem em variedade e abundância nas matas. Também come alguns bichinhos quando consegue alcançá-los.

Reprodução: Vivendo em grupos de sexo e idade diferente. ás vezes o macho junta com a fêmea e nasce um filhote por ano ou a cada dois anos.

Particularidades: O é relativamente pequeno, pensando de 5 a 10 quilos e o que é mais curioso sobre ele é o ronco forte que emite e que até parece um trem passando a distância. Isso deve ao osso hióide, um pouco menor que um ovo de galinha, que ele possui na garganta. Dizem que quando ele ronca é chuva certa. Um outro detalhe interessante no Bugio é que o rabo dele vale por um braço forte. Aliás, ele segura melhor no galhos com a cauda do que com as próprias mãos. Vive sempre no alto das árvores em bandos de três a dez indivíduos. O chefão dos Bugios chama se "Capelão'. E todos obedecem.    

CAXINGUELÊ

Nome Popular: Caxinguelê, serelepe, quatimirim, esquilo brasileiro.

Família: Ciurídeos

Nome científico: Sciurus aestuans

Habitat: De hábitos arborícolas, isto é, espécies que vivem em árvores, o serelepe é encontrado nas matas de praticamente, todo o Brasil.

Hábitos Alimentares: É um grande roedor o serelepe. Come brotos, insetos, frutos silvestres e sementes oleaginosas, como a castanha. 

Reprodução: A fêmea dá cria a um único serelepezinho, mas não se sabe, exatamente, quantas vezes ao ano isso acontece. 

Particularidades: O serelepe é um animal amigo do homem e fofinho, tanto que ele dorme todo enroladinho, com a cauda bastante felpuda cobrindo a sua cabeça. Bichinho limpo e delicado, é de uma agilidade surpreendente no subir em árvores ou no saltar de galho em galho. Muito dorminhoco, as mães que têm criancinhas novas, costumam evocar o serelepe dizendo: "Serelepe, empresta o teu sono para o meu filho dormir bastante". Outra coisa curiosa é que o serelepe emite um ruído com a boca como se a gente desse um chupão na palma da mão aberta. 

CUTIA

Nome Popular: 

Família: 

Nome científico: 

Habitat: 

Hábitos Alimentares: 

Reprodução: 

Particularidades:

GAVIÃO PEGA MACACO

Nome Popular: Gavião-pega-macaco, apacanimas

Família: Accipitridae

Nome Científico: Spizaetus tyrannus  tyrannus

Habitat:

Vive nas regiões florestadas da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Hábitos Alimentares: Macaco, também outros mamíferos e aves.

Reprodução: Faz seu ninho no alto das árvores com gravetos, onde a fêmea bota dois ovos,durando a incubação cerca de quarenta dias. Os filhotes só deixam o ninho mais ou menos oitenta a noventa dias após o nascimento.

Particularidades: O gavião é famoso pelos seus olhos penetrantes. Enxerga bem e longe, especialmente quando pesquisa a copa das árvores atrás dos macacos. Para capturar o macaco, enterra suas garras no corpo do macaco e leva tranquilo. Os macacos quando descobrem os ninhos do gavião pega macaco, comem os ovos que ali encontram. 


MICO-ESTRELA DE TUFOS PRETOS

Nome Popular: Mico-estrela de turfos pretos 

Família: Callitrichidae

Nome Científico: Callithrix penicillata

Habitat: Vive em meio as matas secas. matas ciliares e cerrado do Brasil Centro Oriental.

Hábitos Alimentares: Alimenta-se de insetos, frutas e gosta muito das goma de bambu e outras polpas encontradas na mata. 

Reprodução: Uma gestação de aproximadamente 150 dias a fêmea dá a luz dois filhotes, e os mesmos ganham os cuidados dos animais de todo o grupo. 

Particularidades: Os irmãos mais velhos e do pai. Até que complete o tempo de dois meses eles são levados de um lado para outro nas costas, serviço quase sempre feito pelo pai, quando o grupo de desloca de um lugar a outro. Os filhotes se alimentam do leito materno até os seis meses e, com apenas 18 meses, já estão pronto para começar o ciclo de reprodução.



MOCHO ORELHUDO

Nome Popular: Mocho-orelhudo, murucutu, jaurutu

Família: Strigidae

Nome Científico: Bubo virginianus nocuruta

Habitat: Sua morada ocorre na Amazônia Central, estendendo-se para o Este Meridional, até o Rio Grande do Sul

Hábitos Alimentares: Alimenta de ratos, morcegos, anfíbios, répteis e até pintinhos de galinha caso facilite.

Reprodução: Faz seu ninho em ocos de árvores, onde a fêmea põe dois ovos quase redondos. Em um prazo de mais ou menos trinta dias, nascem os mochozinhos-orelhudos.

Particularidades: Na Grécia antiga, o mocho era uma ave muito querida, tornando-se um símbolo da sabedoria. No Brasil, uma superstição sem sentido, exagerada, liga o mocho a qualquer espécie de horror noturno de cemitérios. e de casas mal assombradas. O mocho e a coruja são aves utilíssimas ao homem e totalmente inofensivas.Principalmente pela quantidade de animais nocivos á saúde que exterminam, como é o caso do ratos.