MOCÓ 

Nome Popular: Mocó

Família: Caviidae

Nome científico: Kerodon rupestris.

Habitat: Vive nos serrotes pedregosos e lajeados da caatinga, nos estados do Nordeste Brasileiro e norte de Minas Gerais. 

Hábitos Alimentares: O Mocó procura alimento à tardinha e a noite, quanto então sai de sua toca nas rochas do sertão. Come folhas da vegetação rasteira, casca de troncos e folhas novas que alcança subindo em árvores.

Reprodução: Reproduz-se duas vezes por ano e após 77 dias de gestação, a fêmea dá a luz de 1 a 2 filhotinhos. 

Particularidades: O Mocó é um roedor e parente próximo da preás e porquinhos da Índia. Seus pés têm calos que lhe permitem subir nas pedras e até em árvores com grande facilidade. É muito desconfiado e arisco, buscando refúgio nas tocas a qualquer movimento estranho em sua vizinhança. Os sertanejos tem atraí-lo imitando sua voz com um assobio bem agudo, mas é preciso muita habilidade e paciência para conseguir sua aproximação.  Um Mocó adulto pesa cerca de 1 quilo e é o animal mais fofinho do sertão nordestino. 

MARACAJÁ

Nome Popular: Maracajá, gato-maracajá, gato do mato.

Família: Felidae.

Nome científico: Felis tigrina. 

Habitat: Habita as florestas da América Central e América do Sul, 

Hábitos Alimentares: Alimenta-se de pequenas aves e mamíferos que caça nas árvores e principalmente no chão. 

Reprodução: A ninhada do maracajá é de 1 ou 2 gatinhos, após uma gestação de aproximadamente 75 dias. Os filhotes desenvolvem devagar, abrem os olhos apenas com 17 dias e só aceitam comida sólida quando já estão com quase 2 meses. 

Particularidades: Dos pequenos gatos do mato brasileiros é o que tem hábitos menos arborícolas e o menor de todos. É do tamanho de um gato doméstico. Pesa cerca de 2 quilos e meio. É inofensivo ao homem, mas defende-se com ferocidade se for acuado. O padrão de seu pelo é uma camuflagem eficiente para esse hábil caçador de nossas matas. 

SUÇUARANA 

Nome Popular: Suçuarana, onça parda, onça vermelha, leão baio.

Família: Felidae.

Nome científico: Felis concolor.

Habitat: Vive nas três Américas.

Hábitos Alimentares: É carnívora. Caça principalmente à noite, veados, capivaras, porco do mato e outros mamíferos. É muito ágil, hábil caçadora e consegue matar também aves e macacos nas árvores. 

Reprodução: Após uma gestação de cerca de 95 dias, nascem geralmente 3 ou 4 filhotes. Estas manchas ficam até os 6 meses. Os filhotes mamam por 12 semanas ou mais, mas já começam a comer carne com 1 mês e meio. 

Particularidades: Apesar de seu grande porte, a suçuarana é mais aparentada com os gatos do que com a onça pintada. Por isso, sua voz é um miado e não o poderoso esturro do jaguar. Mede cerca de 70cm de altura do ombro ao chão e até 2,30 de comprimento. Um macho adulto pesa cerca de 50kg. 

IRARA

Nome Popular: Irara, papa mel.

Família: Mustelidae.

Nome científico: Eira barbara.

Habitat: Vive nas regiões florestadas da América Central e América do Sul. 

Hábitos Alimentares: É carnívora e ataca as aves, seus ovos e pequenos mamíferos, como ratos silvestres, tapitis e outros. Gosta muito de mel e também come frutos. 

Reprodução: Após uma gestação de aproximadamente 66 dias, nasce dois filhotes. Com duas semanas de vida os filhotes abrem os olhos e aos 2 meses já estão acompanhando a mãe em suas caçadas. 

Particularidades: A Irara é geralmente vista sozinha, em pares ou pequenos grupos familiares. Ainda principalmente à noite, mas sai também na manhãs nubladas. Quando perseguida por cachorros, corre durante algum tempo pelo chão e depois sobe em árvores por onde vai pulando pela galhada durante uns 100 metros até despistar a matilha. Enquanto os cães procuram novamente sua pista, a papa mel já está longe. 

CAITITU

Nome Popular: Caititu, cateto, porco cateto, porco do mato. 

Família: Tayassuidae.

Nome científico: Tayassu tajacu. 

Habitat: Vive do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina e em todo o Brasil.

Hábitos Alimentares: Come principalmente vegetais, frutos, folhas, talos e raízes que desenterra fuçando a terra e não despreza pequenos animais que consegue capturar. 

Reprodução: Após um período de gestação de 115 dias, nascem geralmente dois filhotes. Com poucas horas de vida acompanham a mãe e mamam até 2 meses de idade. 

Particularidades: Seu parente próximo é o queixada ( Tayassu pecari), porém o caititu é facilmente reconhecível porque é menor e tem um colar branco que começa atrás do focinho e vai até o dorso. Ainda em grandes bandos, liderados por um macho velho de até 100 porcos. Tem visão ruim, mas audição e olfato apurados. É geralmente inofensivo ao homem, mas se um caititu é perturbado, todo bando pode contra atacar. 

Nome Popular: 

Família: 

Nome científico: 

Habitat: 

Hábitos Alimentares: 

Reprodução: 

Particularidades: 

B

BORBOLETA DA CAATINGA

Nome Popular: Borboleta-da-caatinga

Família: Nymphalidae Nome Científico: Callicore sorana

Habitat: Vive em regiões áridas e ensolaradas do sertão nordestino e do Brasil Central

Hábitos Alimentares: Suas lagartas alimentam de uma planta da família Sapindaceae. A borboleta adulta suga frutas fermentadas em decomposição ou caídas no solo.

Reprodução: Coloca seus ovos nas folhas da planta, alimento de suas lagartas. expostos á luz intensa. As lagartas desenvolvem e tornam crisálidas e o inseto adulto eclode após o período de metamorfose.

M A borboleta da caatinga, pousa sempre com as asas fechadas, quando pode ver o belo desenho riscado com o numero 80 n face inferior de suas asas. Um mistério envolve esta linda borboleta: os cientistas não sabem ainda o que acontece com ela nos meses de seca no sertão, quando as árvores estão desfolhadas e as fontes de alimento da borboleta adulta são escassas e as folhas das lagartas inexistem. Sabem que o inseto não é migratório, mas como ele continua seu ciclo biológico? É a borboleta símbolo da caatinga!



PATO DE CRISTA

Nome Popular: Pato-de-crista, putrião, pato-do-mato, pato-cachamorro.

Família: Anatidae  Nome Científico: Sarkidiornis melanotos 

Habitat: Vive sempre perto de açudes, rios, lagoas e pântanos, em todo o Brasil. da América Central á Argentina e ainda na África, Índia e China.

Hábitos Alimentares: Alimenta de pequenas sementes, principalmente de plantas aquáticas, folhas, vermes, larvas de inseto e outros bichinhos.

Reprodução: Na época de reprodução a crista do putrião aumenta e sua plumagem fica mais colorida. A fêmea, que é menor e não tem a caruncha sobre o bico, faz o ninho em cavidades de árvores. Põe cerca de 8 ovos, que choca por aproximadamente 1m. Os patinhos logo nascem abandonam o ninho e seguem a mãe.

Particularidades: É uma ave extremamente arisca e desconfiada, não permitindo a aproximação do observador. Costuma pousar em árvores na beira d'agua e na época da muda da penas das asas, quando não pode voar, esconde na vegetação dos açudes, lagoas e pântanos. Seus bandos voam em fila indiana, alcançando boa velocidade. O macho chega a medir 76cm e pesar 2Kg, 



CARCARÁ

Nome Popular: Carcará, caracará, carancho, caracaraí

Família: Falconidae

Nome Científico: Polyborus plancus

Habitat: Vive em qualquer região descampada da Flórida, nos Estados Unidos, á terra do fogo, no extremo sul da Argentina e em todo Brasil. Ocorre também em cidades grandes, no centro do Rio de Janeiro.

Hábitos Alimentares: Come insetos, aranhas, minhocas e outros invertebrados. Aprecia todo tipo de pequenos animais, como lagartas, anfíbios, caracóis, cobras, aves domésticas e ataca até cordeiros recém nascidos. Não despreza nem animais nem animais mortos em início de decomposição e ainda come frutas e grãos que cata no chão. Reprodução: Constrói como ninho, uma plataforma rasa de gravetos no alto de árvores, dentro da ramada. Põe de 2 a 4 ovos que choca durante 28 dias.

Particularidades: É um rapineiro imponente e elegante, de fisionomia severa, realçada por um penacho de penas negras. Como é comum entre os falcões, mata suas presas como sucessivas bicadas na nuca da vítima. É a águia do sertão.